Buzz cut: o corte de cabelo rente que nem precisa de pente!
Quer mudar para um visual clean, elegante e fácil de manter? O buzz cut pode ser o corte de cabelo ideal para si que não quer ficar careca, mas também não quer passar o dia a ajeitar o cabelo!
Se é uma pessoa audaz e confiante, 2 ou 3 centímetros de cabelo é quanto basta para ganhar praticidade e brilhar em momentos casuais e sociais. Perceba como e porquê!
Como é um buzz cut?
É um corte de cabelo muito curto e uniforme, geralmente feito com uma máquina de cortar cabelo que confere um visual “limpo” e prático.
Este estilo de cabelo rente é muito popular entre homens (e já começa a conquistar as mulheres) porque além de ser fácil de manter, pode ser adaptado para diferentes looks e comprimentos (dentro do cabelo curto).
O que significa “buzz cut”?
Basicamente, significa cabelo rente (muitos portugueses chamam-lhe “corte à escovinha”), sendo que o termo “buzz” faz referência ao som característico da máquina de cortar cabelo usada para trabalhar este estilo mais minimalista.
Como fazer um buzz cut?
Pode fazer um buzz cut em casa, usando uma máquina de cortar cabelo para rapar rente à cabeça. Agora, se quer um resultado perfeito, o melhor é procurar por um barbeiro ou salão de cabeleireiro profissional, e isso porque o buzz cut costuma ficar mais curto dos lados do que em cima, pelo que exige a utilização de diferentes pentes de ajuste para determinar o estilo e comprimento desejado. E também exige um movimento uniforme e firme para obter um corte consistente em todo o cabelo!
Por fim, o barbeiro ou cabeleireiro poderá usar uma tesoura para finalizar, aparando o cabelo para nivelar e obter um resultado irrepreensível.
Vive no Algarve?
Diferentes tipos de buzz cut
Além do buzz cut convencional – aquele corte de cabelo rente à cabeça no mesmo comprimento – existem outros tipos de buzz que podem combinar melhor com o seu estilo:
1. Crew cut
O crew cut (corte militar) é um buzz mais estiloso, em que o cabelo fica mais longo na parte de cima da cabeça do que na parte de trás e dos lados.
2. Corte caesar
Com franja curta e reta, o corte caesar (ou french crop) é ideal para quem quer fazer um corte curto, mas diferente do estilo militar, já que a franja suaviza a severidade do corte de cabelo.
3. Side part
Com risco para o lado. este tipo de buzz dá um ar mais arranjadinho e mais definido, principalmente se optar pelo chamado razor part que pressupõe um leve corte à navalha na zona do risco.
4. Spiky hair
Adequado para quem não pretende grandes dispêndios de tempo na manutenção, o spiky hair ou cabelo espetado e despenteado continua a ser muito popular a nível de cortes médios mais informais.
5. Buzz cut degradê
Como o nome indica, o buzz degradê corta o cabelo em camadas que vão perdendo o comprimento progressivamente de cima para baixo.
Qual é o formato de rosto masculino que combina melhor com buzz cut?
Todos os formatos de rosto combinam com buzz cut, muito embora seja um estilo que favoreça mais os homens com rosto oval ou quadrado e maxilar bem marcado.
Para homens com o rosto muito redondo pode não ser a melhor opção porque vai acentuar ainda mais essa característica.
Homens com cabelo fino não devem fazer buzz cut?
Efetivamente o buzz cut funciona melhor em cabelos grossos e densos. Isso não quer dizer que não assente bem em homens de cabelo fino. Mas se é o seu caso: não pegue na máquina de cortar o cabelo sem antes se aconselhar junto de um barbeiro ou cabeleireiro profissional que o possa ajudar a perceber como é que o corte rente ficará visível.
O buzz cut fica bem em homens com barba?
Sem dúvida! O cabelo cortado rente com uma barba pode deixar o seu look ainda mais cool.
E buzz cut para mulheres?
Já percebeu que o corte de cabelo rente tem tudo que os homens mais querem: estilo, praticidade e versatilidade. E as mulheres?
Bom, as mulheres estão a vencer o preconceito de que a feminilidade está diretamente associada a cabelos longos. Muitas modelos e atrizes já deram o exemplo e fizeram um buzz cut, pelo que hoje em dia ninguém estranha este tipo de pedido num salão de cabeleireiro. O que acontece é que muitas vezes falta coragem para fazer um corte tão radical, mesmo que esteja no top das tendências de moda, e isso porque há sempre o risco de ficar mal. No entanto, a solução é precisamente essa, arriscar, porque o cabelo volta sempre a crescer.
Ainda assim, o buzz cut favorece mais as mulheres com cabelo grosso e abundante porque mesmo depois de cortado rente, fica denso. De resto, este estilo curtinho combina com mulheres com rosto quadrado, rosto oval e rosto em forma de coração e pode ser adaptado ao tamanho desejado, se necessário com a ajuda de uma hairtsylist especialista em corte e coloração, inclusive porque as próprias técnicas de coloração podem ser amplamente exploradas num corte rentinho.
A quem aconselhamos um buzz cut?
A atletas e militares? Não só! Aconselhamos um buzz cut a todos os homens e mulheres que têm atitude, que têm um estilo de vida ativo e desejam obter um visual prático através de um corte de cabelo bonito e fácil de manter.
De resto, o corte de cabelo rente combina com várias formas de estar e beneficia (tome nota!) os homens que estão a perder o cabelo e desejam alcançar um aspeto mais uniforme que disfarce as entradas.